Oferta de disciplina sobre software livre para graduação

04 Feb 2019, por Filipe Saraiva

A Faculdade de Computação, subunidade a qual o Centro de Competência em Software Livre da UFPA (CCSL-UFPA) é vinculado, disponibilizou para o período 2018.2 a disciplina optativa “Tópicos Especiais em Computação I (Software Livre)”.

A ser ministrada pelos professores Filipe Saraiva e Gustavo Pinto, a disciplina apresentará diversos temas relacionados ao software livre em geral, desde processos de desenvolvimento, gerenciamento de times, infraestrutura, licenciamento, estudos sobre mineração de repositórios de código aberto, e mais.

Também contaremos com depoimentos por via conferência de participantes de diferentes comunidades e pesquisadores do tema, possibilitando aos nossos alunos um bom overview sobre o funcionamento destes grupos e projetos, em especial sobre as maneiras como eles gerenciam seus trabalhos e demandas.

Ao final, entre outros trabalhos, a disciplina objetiva que o aluno consiga fazer alguma contribuição em algum projeto de software livre.

Segue abaixo a ementa, bibliografia e maiores detalhes sobre o curso.

1. O que é software livre?
  2. Processo de desenvolvimento de software livre
    1. Infraestrutura técnica
    2. Infraestrutura social e política
    3. Comunicação